A Whirlpool, proprietária das marcas Brastemp e Consul, anunciou sua saída do segmento de purificadores de água no Brasil. Essa ação faz parte de uma estratégia maior para fortalecer sua liquidez global. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (25) por Jim Peters, vice-presidente executivo da Whirlpool, durante uma teleconferência com analistas.
De acordo com Peters, a operação de venda foi negociada com a empresa americana Culligan. O acordo, ainda sujeito à aprovação do Cade, órgão antitruste brasileiro, inclui a licença da marca associada ao serviço de assinatura dos equipamentos. Atualmente, as vendas online desta linha de produtos no Brasil ainda estão sob gestão da “Compra Certa Brastemp”.
Esta venda é uma das duas iniciativas planejadas para gerar US$ 500 milhões em caixa para a multinacional em 2024. A outra ação mencionada refere-se à venda de 24% das ações da Whirlpool na Índia, concluída no primeiro trimestre deste ano.
Além destes movimentos estratégicos, a Whirlpool também anunciou a redução de 1.000 postos de trabalho globalmente, como parte de seu plano de corte de despesas. O objetivo é melhorar a rentabilidade da companhia. Ainda não há informações sobre o impacto dessas demissões no Brasil.
Fonte da notícia: Economic News Brasil