Início » Ranking de Patentes

Ranking de Patentes

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) divulgou no final de janeiro o ranking dos maiores depositantes de patentes de invenção no Brasil em 2023, abrangendo tanto residentes quanto não residentes no país.  Foram depositadas 25.367 patentes de invenção no Brasil, sendo 20.396 por não residentes e 4.971 por residentes.

A liderança do ranking é ocupada por uma empresa petrolífera, seguida de instituições de ensino superior públicas. A Petrobras, com 125 pedidos de patentes em 2023, superando o ano anterior em 15 solicitações, mantém sua posição no topo pelo segundo ano consecutivo, sendo a única empresa nacional no Top 10. A petrolífera possui mais de 1.200 patentes ativas tanto no Brasil quanto no exterior.

Na segunda colocação ficou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no interior da Paraíba, com 101 pedidos, um acréscimo de 60 em relação a 2022. Em seguida, a filial brasileira da fabricante italiana de automóveis FCA Fiat Chrysler, com 58 pedidos de patentes, completou o pódio, saltando do 8º lugar para o 3º em apenas um ano. Outras universidades públicas que se destacam no Top 10 são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unicamp, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

O sistema de depósito de patentes desempenha um papel fundamental no estímulo à inovação, trazendo benefícios tanto para os inventores quanto para a sociedade em geral. Essa prática contribui de maneira significativa para o progresso tecnológico, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento e à implementação de novas ideias, impulsionando o avanço e a melhoria contínua em diversas áreas da ciência e da indústria.

Entenda mais sobre o INPI

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica. A autarquia federal é uma entidade autônoma e descentralizada, fiscalizada pelo Governo Federal que possui recursos próprios. Entre os serviços prestados pelo INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

 

Fontes de pesquisa: agazeta.com.br, startups.com.br e gov.br