De acordo com o Boletim Mensal de Propriedade Industrial divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), os registros de marcas e patentes no Brasil apresentaram crescimento em 2023. Os dados revelam um aumento de 2,9% nos pedidos de patentes, comparando o acumulado de janeiro a dezembro de 2022 com o mesmo período em 2023. Quanto às marcas registradas, houve um acréscimo de 0,9%.
No total, foram realizados 27.918 depósitos de patentes e 402.460 depósitos de marcas em 2023. O relatório também fornece um perfil dos pedidos, indicando que clientes de 86 países diferentes buscaram proteção de patentes.
Conforme o boletim do INPI, os pedidos de proteção de patentes nacionais ocuparam o segundo lugar, representando 20% dos depósitos. Dentre esses, 34% foram de pessoas físicas e 51% de Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
No que diz respeito ao registro de marcas, os pedidos feitos por pessoas e empresas nacionais dominaram o ranking. A maioria (96%) foi realizada por residentes no Brasil, sendo 51% de MEIs, microempresas ou EPPs e 28% por pessoas físicas.
Fonte de pesquisa: folhavitoria.com.br