Você está em busca de expansão, quer atrair investidores ou até mesmo se preparar para uma venda estratégica do seu negócio? Então, saiba que, para isso, é fundamental olhar além do seu faturamento.
Cada vez mais, o mercado valoriza aquilo que não é físico, mas que, ainda assim, gera vantagem competitiva. Esses bens são chamados de ativos intangíveis.
Para medir o quanto esses ativos realmente valem e como impactam o valor total da sua empresa, usamos um processo chamado de: Valuation de Intangíveis. A lista de ativos intangíveis é extensa, porém os mais conhecidos são as marcas, as patentes, os softwares, contratos, ou seja, tudo aquilo que pode também influenciar a reputação da sua empresa.
Talvez você esteja se perguntando “Como eu nunca pensei nisso antes?”. Contudo, fique tranquilo. Justamente por não serem palpáveis, muitos empreendedores deixam passar despercebido e só enxergam a sua importância quando precisam agir com urgência.
Neste artigo, você vai entender de forma simples o que são os ativos intangíveis, como funciona o valuation e por que isso pode transformar o futuro do seu negócio.
O que são os ativos intangíveis?
Como vimos anteriormente, os ativos intangíveis são bens que não podem ser tocados, mas, que carregam um bom valor econômico e são essenciais para a competitividade.
Diferente de móveis, maquinários, estoque ou imóveis, os ativos intangíveis existem no campo do conhecimento, da inovação e da marca.
Alguns exemplos de ativos intangíveis:
- Marca registrada: nome, logotipo, identidade da empresa (Ex: Coca-Cola);
- Patentes: Invenções, melhorias em produtos, desenhos industriais e outros modelos que podem dar exclusividade no mercado, garantindo vantagem competitiva e um oceano de oportunidades.
- Direitos autorais: Livros, métodos, artigos, personagens (mascotes) e outras criações que podem guiar sua empresa e criar oportunidades de mercado.
- Tecnologia: Softwares, sistemas de gestão e programas desenvolvidos para seu próprio uso ou de terceiros;
- Relacionamentos: fidelidade de clientes, base de clientes e contratos com fornecedores;
- Conhecimento: Know-how, expertise interna, capacidade de inovação (Capital Intelectual)
- Goodwill: valor de uma empresa acima do valor dos seus ativos líquidos, refletindo sua reputação e potencial.
Muitas vezes, esses ativos são os grandes responsáveis pelo sucesso de um negócio. Inclusive, quando pensamos em empresas famosas, percebemos que o valor da marca costuma ser maior do que todos os bens físicos somados.
Valuation de Intangíveis: transformando ativos em valor real
Agora que você já entende o que são os ativos intangíveis, é hora de compreender o que é o valuation de intangíveis.
Esse processo consiste em avaliar o valor econômico de um ou mais ativos, usando métodos financeiros e de mercado para estimar quanto ele vale. Ou seja, ele transforma algo “invisível” em valor real.
Para isso, são analisados fatores como:
- O potencial de geração de receita;
- A força da marca;
- A projeção do crescimento e expansão nos registros de marcas;
- A exclusividade de uma patente;
- O tempo de proteção legal;
- Os riscos de cópia ou concorrência;
- O posicionamento da empresa.
Além disso, esse tipo de avaliação é muito utilizado em momentos de fusão e aquisição, entrada de investidores, venda de empresas, planejamento estratégico e até mesmo em reestruturações societárias.
Portanto, empresas que protegem seus ativos intangíveis se tornam mais seguras, organizadas e atrativas para o mercado.
Como o registro de marcas, patentes e softwares impacta o valuation da sua empresa?
Os registros de marca, patentes e outros ativos intangíveis têm um impacto direto no valuation da sua empresa, pois eles reduzem os riscos e aumentam a percepção de valor do negócio. A seguir, listamos os principais fatores que explicam como a proteção desses ativos intangíveis contribui para um valuation mais alto:
- Primeiramente, há redução de riscos jurídicos, já que marcas registradas evitam processos e problemas com cópias.
- Além disso, empresas com ativos protegidos se diferenciam com mais facilidade da concorrência.
- Consequentemente, isso gera vantagem competitiva e mais confiança no mercado.
- Da mesma forma, investidores enxergam mais profissionalismo em empresas organizadas e com ativos protegidos.
- Com isso, o posicionamento de mercado melhora, aumentando a credibilidade diante de clientes, parceiros e fornecedores.
- Por fim, em negociações de venda ou sociedade, empresas com ativos intangíveis bem estruturados tendem a ser avaliadas por valores muito maiores.
Registro de marcas, patentes e a organização dos ativos intangíveis.
Depois de entender o impacto do valuation de intangíveis, o próximo passo é estruturar esses ativos de uma forma organizada e protegida. Portanto, não basta apenas ter uma marca forte ou uma tecnologia própria, é fundamental garantir a segurança jurídica e formalizar cada ativo para que ele realmente gere um valor econômico.
Sendo assim, o registro de marcas, patentes e softwares funciona como uma base de proteção indispensável. Pois é quando esses direitos estão regularizados que a sua empresa reduz as incertezas, evita disputas jurídicas e ainda, demonstra ao mercado que possui o controle sobre o próprio patrimônio intelectual. Desta forma, a organização transmite confiança para os investidores, parceiros, clientes e potenciais compradores.
E como você começa a organizar os seus ativos intangíveis?
- Primeiro, liste tudo o que a sua empresa já possui de ativos intangíveis;
- Em seguida, verifique quais já são protegidos e quais ainda precisam de proteção;
- Depois disso,avalie os riscos que você corre com os ativos desprotegidos;
- Organize a documentação necessária para dar entrada no processo de registro;
- Entretanto, é fundamental buscar a orientação especializada, ela faz toda a diferença nesse processo.
Se você tem dúvidas sobre a documentação necessária, clique aqui e fale com nossa equipe.
Por que buscar uma consultoria especializada?
Como vimos ao longo desse artigo, aumentar o valor da sua empresa exige muito mais do que ter boas vendas. É preciso estratégia, proteção e visão de longo prazo.
Nesse sentido, contar com uma consultoria especializada em ativos intangíveis é a chave para o sucesso. Afinal, ela ajuda a enxergar as oportunidades que muitas vezes passam despercebidas no seu dia a dia, ou que você até já enxergou, mas que ainda não sabe como dar o start.
A Renova Marcas e Patentes atua lado a lado com você. A partir dessa proximidade, analisamos a situação atual da sua empresa, identificamos os pontos de vulnerabilidade e assim, propomos soluções práticas para proteger seus ativos intangíveis.
Nosso foco é blindar sua empresa, reduzir os riscos ocultos e maximizar o valuation de intangíveis, com uma estrutura sólida construída em mais de 20 anos de mercado e mais de 7 mil clientes renovados.
Com a Renova, você recebe orientação clara, um atendimento personalizado e uma estratégia única pensada especialmente para você.
Além disso, não importa o tamanho da sua empresa. O valuation de intangíveis não é algo exclusivo para grandes empresas. Pequenas e médias empresas também precisam olhar com atenção para seus ativos. Afinal, marca e propriedade intelectual fazem parte do patrimônio da empresa e influenciam diretamente no seu valor de mercado.
Portanto, se você quer crescer, atrair investidores ou se preparar para uma venda estratégica, precisa começar agora.
Clique aqui e agende sua consultoria para descobrir quais oportunidades você pode estar perdendo.